Buscar
  • Prof. Taillan Moojen

Treinamento Funcional e o alívio de dor no joelho

Agachamento com Kettlebell - Exercício dominante de joelho

O Treinamento Funcional prescrito por profissionais qualificados pode fazer toda diferença. É sempre importante respeitar a individualidade biológica de cada pessoa e, assim, seguir o melhor caminho para alcançar o objetivo do aluno. O corpo, de alguma forma, geralmente nos avisa quando o pior está por vir, falo isso em relação às dores, que, neste caso, no joelho, podem levar a uma lesão séria e muitas vezes restringindo o indivíduo a praticar seus esportes e, em alguns casos, até mesmo suas atividades diárias mais simples.


O Treinamento Funcional atua através de um trabalho que se inicia pela mobilidade articular do tornozelo e estabilização do joelho. Além da correção da pisada de quem está com este problema, precisamos identificar qual o melhor caminho para o reforço muscular dos músculos envolvidos com os movimentos que o joelho realiza. Um problema pode levar a outro, como, por exemplo, a pessoa ignorar a dor e acabar convivendo sem tratamento, por ter que apoiar de forma assimétrica o peso do seu corpo no joelho que está bom, acaba, por consequência, sobrecarregando o outro joelho e, possivelmente, desenvolvendo dores na lombar pela pisada incorreta.


Neste tipo de caso, muitas vezes é indicada pelo médico a cirurgia. Porém, em muitos destes casos, é possível tratar através de um treinamento bem prescrito, onde a progressão e o cuidado a cada treino são importantes. O Educador Físico que vai acompanhar este aluno precisa estar constantemente atento a qualquer dor que possa surgir neste percurso, a fim de quê, caso aconteça, possam ser feitas as alterações necessárias no treinamento para que as dores não se agravem e acabem sendo eliminadas. Na maioria dos casos, esse treinamento pode ser realizado de duas a três vezes por semana, para que, assim, possa ter um resultado de forma significativa.


Concluindo, é sempre imprescindível analisar cada caso com cuidado, para refletir se realmente é necessária a cirurgia e que o Treinamento Funcional pode auxiliar neste processo de alívio de dores e recuperação da lesão. É muito importante ser avaliado por um médico antes de qualquer decisão, fazendo todos os exames necessários.


Quer começar a praticar o Treinamento Funcional Personalizado? Nós, Professores do Aquila Estúdio, montaremos um programa de exercícios que vão te ajudar a resolver seus problemas de joelho entre outras lesões.


Professor Taillan Moojen

CREF 023145


Bibliografia:

D’ELIA, Luciano. Guia completo de Treinamento Funcional. 2ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Phorte editora, 2016.




76 visualizações5 comentários

Av. Montenegro, 400/301, Petrópolis,

Porto Alegre, RS

7:00 às 21:00 - Segunda à Sexta

8:00 às 1300 - sábado

Fone: 51 996376560

Whatsapp: 51 99637 6560

contato@aquilaestudio.com.br

 

Seja sua melhor versão!

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon